'Racismo pode encurtar carreira de Lewis'

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Pai do campeão mundial de F-1 está consternado com racismo no esporte


Anthony Hamilton, pai do campeão mundial de Fórmula 1 deste ano, Lewis Hamilton, revelou em entrevista ao jornal "The Guardian" estar consternado com o preconceito racial, que poderia inclusive encurtar a carreira de seu filho, primeiro piloto negro a ganhar o título.


- Minha família sofreu vários abusos na última semana, nos últimos meses. Eu acho que talvez este não seja o lugar para a minha família, porque, como pai, não considero que seja correto fazer essas coisas com famílias e crianças.
Anthony chamou de "campanhas odiosas" todas as manifestações negativas às quais seu filho foi exposto. No Brasil, por exemplo, o inglês recebeu um gato preto de pelúcia, sinônimo de má sorte no Brasil, mas jornais ingleses chegaram a questionar se o ato seria ou não racista.

Outro exemplo é o site espanhol pinchalaruedadehamilton.com, criado a princípio para que o público que não quisesse ver Lewis campeão brincasse de colocar obstáculos na pista virtual de Interlagos, também terminou sendo utilizado para que torcedores deixassem insultos preconceituosos ao piloto.
Apesar de tudo, Anthony nunca sugeriu a seu filho que se aposentasse:
- Eu guardei isso para mim, ainda que eu estivesse indo para casa pensando que o mundo não deveria ser assim.
Lewis Hamilton sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 ao chegar em quinto e assegurar um ponto de vantagem sobre Felipe Massa, no Grande Prêmio do Brasil, disputado em Interlagos no último domingo.

0 comentários: